Psicologia das cores. Como escolher a melhor cor para meu uniforme?
A cor da logomarca acaba influenciando bastante no momento das empresas confeccionarem seus uniformes.
Mas qual a importância da psicologia das cores nos uniformes?
Com a representatividade de cada uma, a apresentação de uma cor pode ser uma missão fascinante e cheia de mensagens embutidas.
AMARELO = OTIMISMO (clareza e calor)
Esta cor chama muita atenção. Se a intenção da sua marca é se destacar visualmente, esta deve ser levada em consideração.
Indicada para eventos e feiras onde o colaborador deve ser notado ou se mostrar em evidêcia, o amarelo é uma boa opção.VERMELHO = EXCITAÇÃO (coragem e paixão)
Para usar vermelho, a empresa deve ser muito confiante. Vermelho escuro é apropriado para empresas profissionais como advogados e corretores e por trazer a sensação de necessidade, é uma cor bem aplicada em ramos alimentícios e fast foods.LILÁS = CRIATIVIDADE (imaginação e sabedoria)
O Lilás é propício para ambientes que exigem imaginação.
É uma cor que eventualmente tem uma boa relação coisas ligadas ao futuro, sonhos e fantasia.
Despertando a sensação de riqueza, luxo e extravagância é apropriada para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.
O Lilás tem sido bastante usado por profissionais da saúde, sobretudo em clinicas e espaços de terapias alternativas.AZUL = SABEDORIA (segurança e força)
O azul é uma das cores mais utilizadas no Marketing. Uma cor que representa a confiança, serenidade e calma.
De acordo com as variações, desperta sensações de paz, tranquilidade e segurança, sendo bem empregada em ambientes de tecnologia, instituições financeiras, professores, indústrias de informática e clínicas de saúde.
É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.BRANCO = EQUILIBRIO (calmo e neutro)
O branco sem dúvidas é a cor mais utilizada em uniformes, principalmente quando a padronagem das roupas é feita por meio de camisetas.
Cor que remete segurança, conservadorismo e se adequa a qualquer necessidade e público.
No entanto, o banco é também a cor do reservado, ideal para profissionais que não precisam ou não querem chamar muita atenção, como os profissionais da saúde.ROSA + FEMININO (carinho e beleza)
Passando feminilidade, beleza e jovialidade, o rosa está ligado a vaidade feminina, estética e um pouco ao espírito jovem.
Ideal para profissionais da indústria de cosméticos, profissionais de salão de beleza, lojas de moda feminina onde o público persona é o público feminino.PRETO = SOFISTICAÇÃO (poder e mistério)
A cor é um up das sensações do roxo misturado com o vermelho que resulta em sofisticação e elegância, mas também, em mistério e intimidação.
É bastante usado por salões e restaurantes mais requintados. Profissionais que precisam impor autoridade, como seguranças e agências policiais, usar a cor preta é quase que obrigatória.
Se sua marca precisa passar excelência na prestação de serviço por exemplo, o preto seria uma boa escolha.